| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Família Doria
Desde: 01/05/2001      Publicadas: 10      Atualização: 21/04/2002

Capa |  "Causos"  |  É parente?  |  Nossa história  |  Origem


 Nossa história

  02/05/2001
  0 comentário(s)


Um resumo da história...

Resumo da história da família na Bahia.

Descendem de Clemenza (`Clemencia') Doria, filha de Aleramo Doria, negociante muito rico, genovês, com negócios em Lisboa. Clemenza Doria deve ter nascido - em Gênova, provavelmente - cerca de 1535 ou pouco depois. Surge nos documentos da colônia como personagem considerável, de importância: era ``criada da rainha'' D. Catarina, mulher de D. João III, isto é, moça - em geral de origens nobres - educada às custas da coroa, que a dotaria com um cargo público (no caso de Clemenza Doria, o cargo de ``contador geral das terras do Brasil'') para seu marido.
Veio para o Brasil em 1553, e casou na Bahia com Sebastião Ferreira, provavelmente ainda em 1553. Nasceu-lhe em 1554 ou 55 a primeira filha, Luiza Doria. O marido, procurador da câmara de Salvador, morre em 1556 no naufrágio em que também morre o bispo D. Pero Fernandes Sardinha.
Logo em 1557, Clemenza volta a se casar com Fernão Vaz da Costa, parente (``sobrinho'') do governador D. Duarte da Costa.

Dela, pelos seus dois casamentos, descendem os dois grandes ramos da família:
- Descendentes do primeiro casamento de Clemenza, com Sebastião Ferreira, através da filha Luiza Doria que se casou com Martim de Carvalho, são os Menezes Dorias do barão de Loreto (Franklin Américo de Menezes Doria, 1836-1906, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras) e os Fonsecas Dorias, de Sergipe e do Rio.
- Descendentes do segundo casamento de Clemenza, com Fernão Vaz da Costa, Ý 1566/67, parente [``sobrinho''] de D. Duarte da Costa, são as famílias Costa Doria (do Recôncavo); Rocha Doria (colaterais), que deram nos Lucatellis Dorias; e mais outros Menezes Dorias.

Há, no Brasil, outras famílias de nome Doria, como os Oliveiras Dorias, de São Vicente (SP), e seus colaterais, Escragnolle Doria, Chagas Doria, e ainda outros terceiros Menezes Doria (do Paraná), que não provêm de Clemenza Doria.


  Mais notícias da seção Rio de Janeiro no caderno Nossa história
05/05/2001 - Rio de Janeiro - Também descendemos do Caramuru :)
Descendemos do Caramuru (Diogo Alvares, o galego) através de duas de suas filhas, Genebra Alvares e Apolônia Alvares. A linha através de Apolônia está aqui. ...
05/05/2001 - Rio de Janeiro - Sabia que Cristóvão Colombo também é um tio lá longe?
Colombo era casado com uma madeirense, e os Costas Dorias descendem de duas das irmãs de Filipa Moniz, mulher de Colombo. ...
05/05/2001 - Rio de Janeiro - O Padre Antonio Vieira é antepassado!
Veja como o Padre Antonio Vieira é antepassado da maior parte dos Dorias baianos (e de quebra, descubra-se primo de Chico Buarque de Holanda :)...



Capa |  "Causos"  |  É parente?  |  Nossa história  |  Origem
Busca em

  
10 Notícias